Contato:

(48) 3658-3679

Grão-Pará comemora 64 anos de emancipação e história

O município de Grão-Pará comemora nesta semana seus 64 anos de emancipação político-administrativa. Conhecida como “o presente da princesa”, a cidade preserva sua história e suas belezas naturais.

Com a economia baseada na agricultura, Grão-Pará também conta com indústrias e empresas de setores diversos. A ACIVALE está presente no município e o parabeniza por seu desenvolvimento e evolução nesses 64 anos. A associação contribui com capacitações e outros benefícios aos associados da cidade.

Colonizada por imigrantes europeus, sua história iniciou em dezembro de 1882, quando foi escolhido para sede central da Colônia Imperial, recebendo como nome Grão-Pará. Foi uma homenagem dos Príncipes Imperiais: Conde d´Eu e Princesa Isabel Cristina ao filho primogênito: Dom Pedro de Alcântara de Orleans e Bragança, o Príncipe Grão-Pará.

Vinculado ao Distrito de Orleans desde 1888 – por sua vez subordinado a Tubarão – foi administrado, um período, sob regime de “Colônia”, pelo Engenheiro Americano Charles Mitchell Smith Leslie. Entre outras administrações da Colônia Grão-Pará, destacamos o período em que esteve sob comando do Engenheiro Etienne Gaudenty Stawiarki, o qual ficou por mais tempo administrando todo o território de Grão-Pará, mesmo quando parte integrante do distrito de Orleans. Em 1913 passou a distrito de Orleans. Enfrentou algumas turbulências políticas regionais como distrito, por curto período; restabelecendo-se nesta condição em 1926, até adquirir sua emancipação política em 1958. Instalado em 20 de julho de 1958 com a nomeação do Prefeito Provisório Mário Pacheco dos Reis.

Além da agricultura, Grão-Pará também se destaca por seu potencial turístico com suas paisagens e belezas naturais. Com relevo acidentado, as maiores atrações são a vista da Serra Geral, Serra Furada e a passagem pela Serra do Corvo Branco.

A cidade é conhecida também por sua religiosidade com a comemoração do padroeiro São João Batista e a queima da tradicional fogueira, uma das maiores no Estado. “Parabenizamos a toda população por suas conquistas nestes 64 anos. A ACIVALE está à disposição para contribuir e lutar por demandas que beneficiem Grão-Pará e toda região do Vale do Braço do Norte”, afirmam os diretores da entidade.

Compartilhe essa notícia:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email