Contato:

(48) 3658-3679

É o Programa de Desenvolvimento Econômico que tem o objetivo de aumentar a sustentabilidade, a competitividade e a capacidade de transformação de Braço do Norte

O Programa DEL-BN é baseado nos seguintes princípios, que norteiam todas as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa:

Estratégia de indução ao desenvolvimento, que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações vindouras satisfazerem as suas próprias necessidades. A noção de desenvolvimento sustentável tem implícito um ‘compromisso de solidariedade com as gerações do futuro’, no sentido de assegurar a transmissão do ‘património’ capaz de satisfazer as suas necessidades. Implica a integração equilibrada dos sistemas económico, sociocultural e ambiental, e dos aspectos institucionais relacionados com o conceito atual de ‘boa governança’.

Estratégia de indução ao desenvolvimento, que prevê a adoção de um modelo de gestão participativa, pela qual mobilizam-se recursos da sociedade civil, em parceria com o Estado e o mercado, para a realização da análise da situação de localidade, a identificação de potencialidades, a escolha de vocações e a confecção do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Estratégia de indução de conceitos e instrumentos da gestão empresarial ao desenvolvimento no âmbito local como resposta às novas condições gerais para o desenvolvimento económico. Um município precisa se diferenciar positivamente da concorrência e agregar valor para ser atrativo para as pessoas e empresas, buscando a singularidade de seu perfil para garantir um posicionamento de destaque a longo prazo. Para esta finalidade deve utilizar instrumentos como o marketing municipal na gestão pública, buscando uma abordagem que foca na compreensão dos munícipes, empresas e outros grupos como clientes que devem ser atendidos com excelência.
Estratégia de indução ao desenvolvimento, que reconhece a experiência em territórios no Brasil e no mundo que demonstram, que o desenvolvimento econômico local não ocorre a curto prazo. Ele é construído no âmbito de um amplo processo de melhoria contínua de um território por seus habitantes. Consequentemente, um programa para o desenvolvimento económico local precisa assegurar a criação de estruturas organizacionais permanentes, que permitam que políticas de desenvolvimento sejam enraizadas e contínuas, independente de mudanças internas no município ou no ambiente onde este se insere.
Estratégia de indução ao desenvolvimento, que reconhece a importância da diversificação da economia para atividades não agrícolas e visa a criação de empresas dos setores secundário e terciário, criadoras de riqueza e de emprego, permitindo fixar população e aproveitar recursos endógenos transformando-os em fatores de competitividade.

Nullam quis risus eget urna mollis ornare vel eu leo. Aenean lacinia bibendum nulla sed