Notícias
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Representante da Acivale e do DEL participa do 1º encontro regional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Sul

Representante da Acivale e do DEL participa do 1º encontro regional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Sul

O presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão do Complexo Lagunar e Bacias Contíguas, Woimer José Back, que representa a Acivale no Comitê, e também é um dos conselheiros do DEL de Braço do Norte, participa do 1º Encontro Regional dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Sul do Brasil (I Ercob Sul), no auditório Antonieta de Barros, na Alesc. O encontro reúne cerca de 500 profissionais e gestores públicos para debater e promover a gestão integrada dos recursos hídricos e fortalecer a cooperação entre os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“É um evento importante com troca de experiências, exemplos exitosos, desafios que envolvem a todos, um momento de muito aprendizado”, comenta Woimer.

No encontro, estão apresentados painéis sobre hidrologia e monitoramento de bacia; educação ambiental voltada aos recursos hídricos; iniciativas bem sucedidas, panorama, avanços e desafios dos comitês; conflitos, outorga, mediação e escassez no uso da água; ações estruturais e não estruturais para minimizar impactos das secas e inundações (segurança de barragens); monitoramento hidrometeorológico e protocolos de ação para eventos hidrológicos críticos; gestão compartilhada das bacias interestaduais e outros temas.

“A ideia é pensar a gestão dos recursos hídricos integrada pelos três estados do Sul. O objetivo é otimizar estratégias para preservação, uso sustentável e enfrentamento de desafios, como os eventos climáticos extremos e a escassez hídrica”, explica o secretário de Meio Ambiente e Economia Verde, Ricardo Guidi.

O encontro é promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae/SC), Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC) e Fóruns dos Comitês de Bacias Hidrográficas dos três estados do Sul. “O encontro representa uma agenda de trabalho muito relevante para a área ambiental, além de ser também um momento crucial para o compartilhamento das boas práticas, estudos e definição de ações integradas e efetivas entre os estados do Sul com o objetivo de garantir a conservação dos recursos hídricos e o desenvolvimento econômico sustentável da região”, reforçou a presidente do IMA, Sheila Meirelles.