Notícias

Núcleo Jovem da Acivale promove 1º encontro do programa Geração Empreendedora

O auditório da Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) recebeu nesta semana o primeiro encontro de mais uma edição do programa Geração Empreendedora (GE) da Facisc, promovido, em Braço do Norte através do Núcleo Jovem.

Estudantes do município foram selecionados para participar do GE, que busca despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista junto dos estudantes do segundo ano do ensino médio e criar uma geração consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico.

“Participar do primeiro encontro como multiplicadora do Geração Empreendedora foi uma experiência incrível e desafiadora, junto com meus colegas nucleados Robson, Silviane e os voluntários Aline, Pedro Kindermann, Conrado e Rafael Volpato. Na minha adolescência não tinha essa oportunidade de participar de um projeto que traz tanto conhecimento para despertar aos jovens o interesse em empreender”, comenta Taize, uma das nucleadas multiplicadoras do programa.

O primeiro encontro foi marcado por troca de conhecimento, onde os multiplicadores aplicaram conceitos sobre empreendedorismo, autoconhecimento e inteligência emocional.
Dinâmicas também foram feitas com os estudantes, que tiveram a oportunidade de interagir com os empreendedores.

Geração Empreendedora

O programa é dividido em 5 etapas, em que empresários e jovens se reúnem para trocas de experiências e conhecimentos, sempre com o acompanhamento dos nucleados que participam do programa. Através desta metodologia, se busca fomentar a cultura do empreendedorismo.

O programa Geração Empreendedora surgiu há 10 anos com o objetivo de despertar e estimular o espírito empreendedor nos estudantes de ensino médio. Utilizando uma metodologia própria, os empresários voluntários são capacitados para atuar em escolas públicas e particulares de Santa Catarina.

Etapas

Os estudantes participam de cinco etapas:

Etapa Play – Encontros iniciais com os empresários nas escolas.
Criação de Projetos – Desenvolvimento de projetos de empreendedorismo.
Banca Local e Estadual – Avaliação dos projetos em nível local e estadual.
Seleção Virtual – Seleção dos melhores projetos.
Dia do Empreendedor e Formaturas – Vivência prática e conclusão do programa.