Público lotou o auditório para debater sobre o tema e a adoção de melhores práticas para o desenvolvimento sustentável dos negócios
Dezenas de empreendedores participaram do 1º Fórum de Governança Corporativa na Prática na noite desta quarta-feira (26), no Auditório Luiz Antônio Weber, na Unisul de Braço do Norte.
Promovido pela Associação Empresarial de Braço do Norte (Acivale) com o apoio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), o Fórum foi uma oportunidade ímpar de gerar e disseminar conhecimento em governança corporativa e influenciar os mais diversos agentes na adoção das melhores práticas, contribuindo para o desempenho sustentável das organizações e, consequentemente, para uma sociedade melhor.
Três convidados renomados compartilharam suas experiências trazendo dados importantes sobre o assunto.
A Especialista em Cultura, Sucessão e Governança e Coordenadora Geral do capítulo Santa Catarina do IBGC, Léia Wessling, o CEO Luciano de Liz Barboza e o Presidente do Conselho de Administração da IPEL, Milton George Mantau, proporcionaram momentos de debate e reflexão superando as expectativas do público.
O presidente da Acivale, Gustavo Schlickmann, e a vice-presidente, Adria Esmeraldino Felipe Weber, deram as boas-vindas e destacaram a importância do tema principalmente para as empresas do Vale de Braço do Norte. “O evento superou as expectativas com o auditório lotado. Nosso propósito era trazer aos associados esse conhecimento sobre como funciona a governança na prática. Tivemos o case da IPEL, que nos mostrou a trajetória da empresa com a sucessão e atingimos nosso objetivo”, comenta a vice-presidente.
Cases e insights
Um dos destaques do Fórum foi a apresentação do case da IPEL, empresa com 40 anos de mercado em Santa Catarina. O CEO Luciano de Liz Barboza e o Presidente do Conselho de Administração da IPEL, Milton George Mantau, compartilharam suas experiências sobre como foi a implantação da governança dentro da empresa familiar.
“São duas famílias. Na segunda geração trouxemos um profissional do mercado para trazer equilíbrio e eliminar problemas familiares. Governança foi pura necessidade. Não é algo engessado, tem que adaptar para a empresa”, comentou o Presidente do Conselho de Administração da IPEL.
“A gente não faz empresa com data de fim, mas tem que planejar a sucessão. Construir um modelo forte de gestão e ter acordo de sócios bem encaminhado. Estamos vivendo uma nova era. É uma revolução tecnológica e podemos perder as empresas numa velocidade grande. Precisamos estar atentos ao futuro. Governança é uma forma de olhar para o futuro”, destacou o CEO.
A Especialista em Cultura, Sucessão e Governança e Coordenadora Geral do capítulo Santa Catarina do IBGC, Léia Wessling, também trouxe aos empreendedores participantes o debate para desmistificar alguns mitos e mostrar as realidades sobre governança. “Profissionalizar não é tirar membro da família no negócio, eles são importantes para a continuidade, família tem um jeito de empreender que não pode se afastar do negócio, mas é preciso colocar cada pessoa na sua função, no seu papel. Toda empresa precisa de governança desde o início”, reforçou.
O Fórum também teve espaço para perguntas, trocas e conexões entre os participantes. De acordo com a direção da Acivale, o evento superou as expectativas e deve ter uma próxima edição.
Governança corporativa
Governança corporativa é um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, com vistas à geração de valor sustentável para a organização, para seus sócios e para a sociedade em geral. Esse sistema baliza a atuação dos agentes de governança e demais indivíduos de uma organização na busca pelo equilíbrio entre os interesses de todas as partes, contribuindo positivamente para a sociedade e para o meio ambiente.
IBGC
Fundado em 27 de novembro de 1995, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), organização da sociedade civil, é a maior referência no Brasil e uma das principais no mundo em governança corporativa.
O IBGC é considerado um think tank da governança corporativa, uma rede colaborativa de ideias dedicada a explorar temas e questões importantes sobre governança e que impactam positivamente a sociedade.
Em todos esses anos, o IBGC vem se dedicando à promoção da governança corporativa no Brasil, sendo o principal incentivador das práticas e discussões sobre o tema no país e contribuindo para o desempenho sustentável das organizações, além de influenciar os agentes da sociedade buscando maior transparência, justiça e responsabilidade. Com sede em São Paulo, o IBGC conta ao todo com 12 regionais. Em Santa Catarina, o instituto celebrou 10 anos de existência em 2024 com o foco em gerar e disseminar conhecimento em governança corporativa e influenciar os mais diversos agentes na adoção das melhores práticas.