Classe empresarial do sul do estado inicia movimento para sensibilizar o poder público e a comunidade para busca de soluções urgentes aos bloqueios na BR-101
A Associação Empresarial do Vale de Braço do Norte (Acivale) se une a outras entidades empresariais do sul do estado na campanha “Morro dos Cavalos – Solução já!”.
A classe empresarial defende a definição urgente de soluções aos bloqueios e gargalos no trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na BR-101. A campanha foi lançada pelas associações empresariais em diferentes municípios nesta segunda-feira (07), com o objetivo de sensibilizar a comunidade, empresários e poder público, para que se encontre e viabilize uma solução.
Até o momento, três alternativas já foram levantadas: a primeira e mais antiga, a construção de dois túneis, um em cada sentido da rodovia; a segunda um contorno viário; e a terceira e mais recente, a implantação de apenas um túnel para baratear a obra.
“Nós não temos a resposta de qual é a melhor solução. A Acic não tem dinheiro para pagar projeto e muito menos para fazer a obra, mas temos o poder de cobrar e pressionar. O que queremos é a solução, seja ela um ou dois túneis, ou o contorno. O que importa é que tenhamos a solução o mais rápido possível e que seja executada”, disse o presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Franke Hobold.
Para o presidente da Acivale, Gustavo Schlickmann, é essencial a união da classe empresarial para cobrar soluções do poder público para uma das principais rotas de escoamento de produção e que movimenta a economia no sul do Brasil. “A Acivale representa mais de 500 empresas da região do Vale que usam a BR-101 e vamos cobrar soluções urgentes para essa situação que acaba atrasando o desenvolvimento econômico”, afirma.
A obra é considerada essencial não apenas para a segurança de quem trafega pela rodovia federal, mas também para a saúde e o bem-estar da população. O trecho, com tráfego intenso, está sujeito a bloqueios em condições climáticas adversas ou acidentes graves, dificultando o acesso a serviços de emergência, transporte de pacientes e atendimento médico, além de se transformar em um gargalo logístico que compromete a economia da região.
“Merecemos uma logística melhor e isso só se consegue com recursos. Os investimentos federais em Santa Catarina são muito pequenos, mas talvez possamos ter uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal para resolver essa situação”, aponta José Carlos Sprícigo, diretor da Acic e vice-presidente Regional Sul da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).
Campanha
A campanha prevê ações digitais, como postagens nas redes sociais, divulgação de vídeos com depoimentos de empresários e lideranças, uso de hashtags oficiais e disparos de e-mail marketing.
Assim como ações na mídia tradicional, que incluem spots de rádio, vídeos para televisão e YouTube, outdoors, painéis estratégicos, banners em portais de notícias e adesivos veiculares, e que contarão com o apoio e o engajamento dos veículos de comunicação da região. O movimento envolve também a mobilização das lideranças políticas, para que a obra entre no plano de ação do Governo Federal. Estão previstas a realização de reuniões com parlamentares e Ministério dos Transportes, entre outras ações.