Notícias

Melhorias na infraestrutura de Braço do Norte contam com projetos da Câmara Técnica do DEL

As Câmaras Técnicas do Programa de Desenvolvimento Local de Braço do Norte (DEL-BN) têm se mostrado ferramentas eficazes para traçar as capacidades de transformação do município. Por meio da cooperação entre setor público e privado, o desenvolvimento da cidade está sendo planejado.

O DEL conta com a Câmara Técnica (CT) de Infraestrutura, que agrega profissionais do setor e periodicamente se reúnem para discutir assuntos de maior urgência para soluções e alternativas.

Entre os diversos projetos já apresentados, a CT de Infraestrutura destaca as discussões sobre o Anel Viário, demanda pleiteada há mais de 30 anos pela classe empresarial da cidade.

Avaliação do novo código de obras, iluminação Rua Getulio Vargas e os empresários ainda buscam respostas da Casan sobre a qualidade da água e os prazos de execução do tratamento de esgoto em sua totalidade.

“O DEL é a soma de esforços e comprometimento de profissionais, sempre buscando fortalecer a economia da nossa região e elevar o capital humano, social e empresarial”, afirma o empresário Dagmar Mafei, membro da CT de Infraestrutura.

DEL: Planejamento com resultados a curto, médio e longo prazo

Um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do crescimento econômico sustentável do município. Esse é o DEL – Programa de Desenvolvimento Econômico Local, desenvolvido pela Facisc e implantado a partir de 2015, em Braço do Norte.

A ação é promovida pela Acivale em parceria com a prefeitura e com o apoio de mais 14 entidades (lei municipal 3081-A/2016). O objetivo é buscar novas políticas de desenvolvimento econômico no município a curto, médio e longo prazo, que vai ao encontro das demandas elencadas pela sociedade.

Cidade pioneira

Braço do Norte é a pioneira na implantação do DEL e tornou-se referência do modelo no Estado. Hoje o programa conta atualmente com quatro câmaras técnicas, formadas por profissionais voluntários distribuídos por assunto. O programa também conta com um Conselho de caráter consultivo e deliberativo formado por membros voluntários de entidades de setores distintos. São mais de 100 voluntários envolvidos.