O Programa de Desenvolvimento Econômico Local de Braço do Norte (DEL-BN) tem um olhar atento ao planejamento do município para os próximos 20 anos. Através das Câmaras Técnicas (CTs) de diferentes setores, profissionais voluntários estão criando diversos projetos para melhorar a qualidade de vida local.
A Câmara Técnica (CT) Empresarial é uma das que apresenta ações que impactam diretamente no setor econômico do município.
Empresários e contadores voluntários integram a CT que propôs a criação do Conselho de Contribuintes, projeto que foi aprovado e já é realidade no município. A CT também tem feito o levantamento de necessidades e oportunidades dentro das cadeias produtivas, além de cursos de formação profissional especializados e discussão de demandas como o transporte público e o estacionamento rotativo.
Uma das ações em discussão é o fortalecimento do marketing do município, que pode ser considerado a “Capital do Vale dos Negócios”. Revisão da legislação tributária, criação do distrito industrial e alteração no trânsito visando a mobilidade urbana são alguns dos projetos técnicos desenvolvidos nos últimos anos e que seguem em discussão.
DEL: Planejamento com resultados a curto, médio e longo prazo
Um modelo de gestão capaz de contribuir para o desenvolvimento, garantindo a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do crescimento econômico sustentável do município. Esse é o DEL – Programa de Desenvolvimento Econômico Local, desenvolvido pela Facisc e implantado a partir de 2015, em Braço do Norte.
A ação é promovida pela Acivale em parceria com a prefeitura e com o apoio de mais 14 entidades (lei municipal 3081-A/2016). O objetivo é buscar novas políticas de desenvolvimento econômico no município a curto, médio e longo prazo, que vai ao encontro das demandas elencadas pela sociedade.
Cidade pioneira
Braço do Norte é a pioneira na implantação do DEL e tornou-se referência do modelo no Estado. Hoje o programa conta atualmente com quatro câmaras técnicas, formadas por profissionais voluntários distribuídos por assunto. O programa também conta com um Conselho de caráter consultivo e deliberativo formado por membros voluntários de entidades de setores distintos. São mais de 100 voluntários envolvidos.
O DEL de Braço do Norte tem como meta apresentar 50 projetos de melhorias para a cidade até 2036. Alguns já foram aprovados e implantados no município e outros continuam em planejamento para garantir o crescimento e qualidade de vida da população local.
O modelo do DEL surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município a longo prazo. A Facisc adaptou o projeto para ser implantado nos municípios de Santa Catarina e atualmente já funciona em mais de 20 cidades.