Estudantes do ensino médio de Braço do Norte participaram nesta semana do segundo encontro do programa Geração Empreendedora (GE) da Facisc, promovido em Braço do Norte através do Núcleo Jovem da Acivale.
Os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os conceitos de associativismo e cooperativismo durante o encontro que contou com a participação da Diretora de Riscos e Controles do Sicoob Credivale, Taise Prestes da Silva.
Ela interagiu com os estudantes e detalhou as diferenças e benefícios do associativismo e do cooperativismo, além de compartilhar conhecimento e oportunidades. “Foi bem significativo poder participar deste programa e doar um pouco do nosso tempo em prol do desenvolvimento das futuras gerações. Conseguimos compartilhar sobre a importância do associativismo e do cooperativismo e os benefícios de toda a representatividade de estar inserido nessas ações”, comenta Taise.
Após a participação da convidada, os estudantes também puderam esclarecer dúvidas e aprender mais junto com os multiplicadores do programa.
Geração Empreendedora
O programa é dividido em 5 etapas, em que empresários e jovens se reúnem para trocas de experiências e conhecimentos, sempre com o acompanhamento dos nucleados que participam do programa. Através desta metodologia, se busca fomentar a cultura do empreendedorismo.
O Ppograma Geração Empreendedora surgiu há 10 anos com o objetivo de despertar e estimular o espírito empreendedor nos estudantes de ensino médio. Utilizando uma metodologia própria, os empresários voluntários são capacitados para atuar em escolas públicas e particulares de Santa Catarina.
Etapas
Os estudantes participam de cinco etapas:
Etapa Play – Encontros iniciais com os empresários nas escolas.
Criação de Projetos – Desenvolvimento de projetos de empreendedorismo.
Banca Local e Estadual – Avaliação dos projetos em nível local e estadual.
Seleção Virtual – Seleção dos melhores projetos.
Dia do Empreendedor e Formaturas – Vivência prática e conclusão do programa.
Mais de 3.700 jovens já passaram pelo programa, com mais de 1.400 horas de trabalho voluntário dedicadas. Na 10ª edição, o Geração Empreendedora será realizado em 65 cidades catarinenses.