Notícias

Região do Vale se destaca pela força da indústria

Nesta quinta-feira, dia 25, é celebrado o Dia da Indústria. O setor emprega 906 mil trabalhadores no Estado e responde por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense. De acordo com o presidente da Federação das Indústrias (FIESC), Mario Cezar de Aguiar, a cada 10 pessoas ocupadas na indústria, outros 16 empregos indiretos são gerados no estado.

Além disso, Santa Catarina tem a menor taxa de desemprego do país (3,9%). “A indústria é o grande vetor de desenvolvimento de Santa Catarina. O trabalho em conjunto com o parlamento pode auxiliar a vencer desafios. Somos um Estado referência, mas temos desafios. Certamente a conjunção de forças nos ajudará na busca por soluções para avançar em áreas como infraestrutura e saneamento, por exemplo, e também em outras questões importantes para a atividade econômica catarinense”, declarou.

Na região do Vale de Braço do Norte, o setor industrial é uma das molas propulsoras da economia local. Em Braço do Norte, o setor da indústria representa 28,1% do PIB da cidade, que é de cerca de R$ 1,4 bilhão.

Considerando a geração de vagas pelo tamanho da população, a cidade é a 3º que mais cresce na região de Tubarão.

Destacam-se positivamente o abate e a fabricação de produtos de carne (257), as obras de infraestrutura para energia elétrica (203) e as máquinas e equipamentos de uso industrial específico (71).