Desde março deste ano está em vigor a lei 14.457/2022 que atualiza algumas regras estabelecidas na NR5, que dentre outras disposições, obriga todas as empresas a promoverem treinamentos de combate ao assédio, bem como implementar canais para o recebimento de denúncias.
Para atualizar os empresários sobre as novas práticas, o Núcleo de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) da Acivale realizou um encontro entre nucleados do setor. A psicóloga Laize Urbano Moura, coordenadora de Recursos Humanos do grupo Copobras, participou do encontro e ministrou uma palestra sobre as novas normas que devem ser incluídas na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
A coordenação também fez uma breve apresentação sobre as atividades desenvolvidas pelo Núcleo SST, as reuniões, visitas técnicas entre outros temas abordados para sensibilizar novos profissionais a ingressarem no Núcleo.
Durante a palestra, os profissionais puderam esclarecer suas dúvidas e obter informações sobre a lei 14.457. Com a promulgação da referida lei, é atribuída a responsabilidade de fiscalização e denúncia de assédio ao representante dos empregados integrante da CIPA.