Contato:

(48) 3658-3679

Gestão integrada de materiais: Operando compras e controles de estoques/almoxarifados

Público-alvo
Compradores, estoquistas, almoxarifes, gestores e profissionais ligados aos setores de compras e administração de materiais.

Objetivo
Propiciar aos profissionais ligados aos setores de compras e gestão de materiais, elementos práticos relativos à sistemática de negociação que favoreçam suas ações quanto a aplicação de estratégias voltadas a busca por melhores negociações quantitativas e qualitativas, entrelaçando informações internas e externas de estoques, mercado e demanda, possibilitando uma melhor gestão de custos e administração de suprimentos.

MÓDULO 1 – NEGOCIAÇÃO APLICADA A COMPRAS
Programa: Contempla métodos direcionados a persuasão e convencimento através da aplicação de estratégias comerciais baseadas no desenvolvimento de técnicas aplicadas à prática:

• Comportamento do Vendedor X Comportamento do Comprador: pontos convergentes e pontos de impacto na relação de domínio de negociação;
  • Mapa do tesouro: entendendo e direcionando o processo de negociação, sabendo aonde sequer chegar e como chegar
  • 4Ps Conversando, Cercando, Conduzindo e Concluindo: desenvolvendo e aprimorando seu PCAPC (Potencial de Capacidade de Argumentação, Persuasão e Convencimento);
  • Planejamento de negociação:

1. Detectando pontos frágeis: investigando e compreendendo as vantagens e desvantagens de ambos os lados;

• Base de influência e argumentação: onde o vendedor vai operar sobre as reações do comprador;

1. Quebrando a base de argumentação dos vendedores: aplicando e agregando valores e barreiras intangíveis e racionais a negociação;
  2. Interesses econômicos: lidando com preços e prazos;
  3. Preparação para ação de compras: planejando, orçando, testando e concretizando.

• Comprando: desenvolvendo e aplicando a técnica de diálogo induzido para o fechamento de compras vantajosas a empresa.

MÓDULO 2 – TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO E GESTÃO DE ESTOQUES ALINHADAS A ESTRATÉGIA DE COMPRAS

• Estudo de demanda: aplicação de classificação de urgência de compra pelo método ABC;
  • Inventários físicos: rotativo e virtual;
  • Controle sistemático: recebimento e operações de movimentação interna e externa;
  • Estratégias compras considerando estocagem: interna, externa e em trânsito;
  • Definição de níveis: estoques e lotes de compra;
  • Avaliação nível 1: giro de estoques;
  • Avaliação nível 2: custos de lotes de compra e custo de oportunidade;
  • Definição de políticas de compras no que tange capacidade de liquidação financeira: melhor compra à vista ou a prazo;
  • Definição de políticas de compras no que tange contratos de fornecimento: riscos e vantagens;
  • Entrelaçamento de informações dos setores de compras, estoques, financeiros e comerciais: informações estratégicas, pontos comuns e pontos de conflitos entre os setores – mediação e execução;
  • Qualidade de informações: investigação de fornecedores;
  • Negociação com vendedores: utilização de estratégias de negociação baseadas em informações históricas e comportamentos do vendedor.

Ministrante
Alessandro Ramos Costa,
Consultor em Gestão Empresarial. CEO da Mercador Assessoria & Treinamento Empresarial. Consultor e Palestrante empresarial em áreas ligadas a Gestão Financeira, Gestão Empresarial, Gestão de Compras/Materiais e Gestão de Pessoas. Além da atuação como consultor empresarial é professor em Graduações, MBAs e Especializações nos estados de SC, PR e SP. Tem mais de 25 anos de vivência profissional, aos quais 15 atuando em empresas privadas e públicas, como Aracruz S/A, Thyssen Gourp S/A, Banco Itaú, Embratec, CTF Petrobrás, Secretaria da Fazenda do RS, dentre outras. Administrador com especializações em Finanças, Engenharias da Qualidade e Produção, Mestrando em TIC. Já ministrou mais de 5.000 horas de treinamento a cerca de 100.000 alunos.

Quando: 23, 24 e 25 de agosto de 2022
Horário: Das 19h às 22h
Onde: Auditório ACIVALE
Carga Horária: 09 horas aulas